Manuel Pinheiro, já lhe expliquei, aliás você deve saber melhor do que eu, que a justiça em Portugal (tal como em toda a Europa continental) é de raiz latina e nada tem a ver com a justiça anglossaxónica. Portanto, esses textos sobre o "mundo fora" anglossaxónico serão de utilidade duvidosa.
A justiça em Portugal reduz-se a leis e não a usos ou tradições ou precedentes. O juiz português tem portanto que saber de leis e não de precedentes ou casos anteriores.
Acresce que, por definição, a justiça é um monopólio do Estado. É normal que, num monopólio do Estado, haja uma só escola monopolista. Há ums só escola de juízes tal como há uma só escola de polícias, uma só escola de infantaria, etc.
O Cachimbo de Magritte é um blogue de comentário político. Ocasionalmente, trata também de coisas sérias. Sabe que a realidade nem sempre é o que parece. Não tem uma ideologia e desconfia de ideologias. Prefere Burke à burqa e Aron aos arianos. Acredita que Portugal é uma teimosia viável e o 11 de Setembro uma vasta conspiração para Mário Soares aparecer na RTP. Não quer o poder, mas já está por tudo. Fuma-se devagar e, ao contrário do que diz o Estado, não provoca impotência.