O caos das sondagens


Um dos pontos interessantes do próximo Domingo será aferir o estado da arte na elaboração de sondagens em Portugal pelos diferentes institutos. Na verdade não me lembro de um caos tão grande a nível de sondagens publicadas.
Das nove sondagens publicadas, tendo por objecto a intenção de voto dos portugueses para as europeias, há de tudo.
No espaço de um mês o BE tanto aparece numa sondagem da Intercampus com 18% e como numa da Marktest com apenas 7%.
O CDS na mesma semana apresenta 2% das intenções de voto na sondagem da católica e 7% no estudo da Eurosondagem.
Em relação a votos brancos, nulos e em outros partidos o estudo da católica prevê 4% e passado um mês a Marktest prevê 19%.
Os partidos do bloco central apresentam intenções de voto conjuntas de 75% no estudo de Maio da Aximage e no estudo do mesmo mês da Marktest apenas 62%.
Chegamos mesmo ao cúmulo de uma sondagem prever 0% de votos OBN, quando é quase técnico que pelo menos 5% dos votos são distribuídos entre votos brancos, nulos e em outros partidos.
Com este caos interno talvez seja interessante olhar para a previsão efectuada pelo modelo Hix/Marsh para Portugal. Este modelo pondera os resultados de todas as sondagens publicadas mas também o histórico de cada partido nas várias eleições europeias. Os resultados são interessantes e Domingo veremos o nível de fiabilidade deste método.

PS - 35%
PSD - 30%
BE - 11%
CDU - 10%
CDS - 8,5%
publicado por Pedro Pestana Bastos às 13:10 | partilhar