Suspiro de alívio

Óptimas notícias: o Estado português exerceu o direito de compra sobre A Deposição de Cristo no Túmulo, o Tiepolo que vêem aqui em cima e foi ontem a leiloar.
Nem quero saber onde é que o Ministério da Cultura desencantou o milhão e meio necessário (que afirmou não ter). Ao que parece, terá havido intensos contactos ao mais alto nível nos últimos dias. Só me interessa que o quadro vai para o Museu de Arte Antiga e que se juntará ao único do mesmo autor até agora exposto ao público em Portugal.
Duas lições para o futuro.
A rábula sobre a sua classificação (está arrolado? classificado? em vias de?...) era totalmente dispensável. Esperemos que não haja outras obras nas mesmas condições e esperemos que o Instituto dos Museus possa garantir-nos isso. A bem do património nacional e dos nossos pobres corações.
Um milhão e meio de euros é o custo, por baixo, da exposição do Hermitage. Eu sei que não aparece todos os dias um Tiepolo no mercado, mas talvez não fosse má ideia manter um fundo de reserva para emergências semelhantes - em vez de estoirar orçamentos a exibir peças estrangeiras durante três meses.
E asseguro-vos que nenhuma delas é um Tiepolo...
publicado por Pedro Picoito às 12:39 | partilhar