Anónimo a 13 de Agosto de 2009 às 07:43
Sr Van Zeller,
Os susurros que por aí andam é que uma nova ordem mundial pode vir a caminho com a china a despachar o dólar e a tentar promover uma outra moeda internacional. Os EUA e a UK que se cuidem.
Cumprimentos,
DSC
Anónimo a 13 de Agosto de 2009 às 15:25
Oh meu Deus!!! A "enormidade dos números" deve-se apenas à anualização das variações trimestrais. Experimente anualizar as variações diárias do PSI20; infere daí a vitalidade da bolsa portuguesa? Quanta excitação...
Anónimo segundo,
Obrigado pela humildade com nos brindou com um dado que o leitor do Cachimbo já conhece.
Se está tão habituado a estas variações experimente então anualizar os números do segundo trimestre de 2009 da Alemanha, França ou Portugal. Chegou a números 10 vezes inferiores? Pois é...
Use o método que quiser, a variação do crescimento destes países agora e em tantas vezes no passado - 1997 e 2001 por ex. - é brutal quando comparada com a Europa ou os EUA.
Mas isso, claro, o anónimo já sabia.
Anónimo Primeiro, obrigado pelo seu comentário. Parece me que China com 2.5 triliões de dólares em reservas não estará, para já, interessada em mudar o estatuto do dólar.
Daniel a 14 de Agosto de 2009 às 07:48
Caro Sr. van Zeller,
"Since the end of 2008, the Chinese government has undertaken to dispose of 50 to 100 billion USD worth of USD-denominated assets every month. Taking advantage of record-low prices in a large number of assets useful to the Chinese economy (minerals, farmland, energy, EU or Asian corporate shares – not US ones, this is not a minor detail), Beijing « went shopping » in line with its first requirement, making the best of its USD-denominated assets, i.e. exchanging them for non US assets, thus allowing it to go forward on the way to the “Great Escape”."
http://www.leap2020.eu/when-china-prepares-its-great-escape-from-the-dollar-trap-for-the-end-of-summer-2009_a3582.html
Comentei que é um susurro. Também podem utilizar o seu actual momento de forma para poder ter mais influência junto dos EUA. Seja como for, as peças do tabuleiro vão mudar.
Cumprimentos,
DSC
Muito interessante!
Sem duvida, as coisas já começaram a mudar há uns anos. Estou a viver essa mudança diariamente neste lado do mundo.
Ainda mais impressionante é a capacidade de produção da China e vizinhos em produzir altíssima tecnologia, subindo na cadeia de valor e substituindo cada vez mais o "Ocidente"...julgo que muita gente não tem noção disso.
Trate me por Francisco por favor.
Anónimo a 14 de Agosto de 2009 às 15:16
Caro Francisco,
Se tiver possibilidade, seja assinante deste grupo chamado GEAB. Estes meninos são bastante consistentes, e desde 2006, quando previram o que aí está, têm dado informações valiosas. Pode utilizar o link que lhe dei anteriormente.
O que vai ser interessante é ver se isto realmente é "preto no branco" e mais interessante é ver a resposta dos países que se mantém e começaram a manter-se estreitos (comercialmente) com a china, mormente os países "em vias de desenvolvimento".
Cumprimentos,
Daniel SC