O estado da Educação (14)

 

Temos acima a distribuição dos resultados médios por NUT III, nos testes intermédios de matemática (2010), 3º ciclo do ensino básico. A amarelo (amarelo claro e amarelo escuro) estão as NUT III cujas médias são inferiores a 50% (ou seja, têm negativa). Como é possível constatar no mapa, estamos a falar das regiões interiores do país, em particular no sul, e das ilhas (que têm os piores desempenhos a nível nacional). Perante estes preocupantes resultados no interior do país, a política do Governo para estas regiões tem sido a de fechar escolas com menos de 21 alunos (sejam elas boas ou más escolas). Ora, isto está longe de ser uma solução.

 

Faltam padrões de exigência mais elevados. Falta a avaliação das escolas, para sabermos quais as escolas em maiores dificuldades. Falta autonomia a estas escolas para que melhor se possam adaptar às necessidades locais. Faltam os planos de recuperação para as escolas serem "puxadas" para cima. Faltam as políticas de incentivo para os melhores professores irem instaurar boas práticas nas escolas destas regiões. No fundo, falta o principal, pois uma boa escola não se faz só com paredes.

 

(clique na imagem para ver em tamanho maior)

publicado por Alexandre Homem Cristo às 08:00 | comentar | partilhar