A melhor mensagem de Ano Novo

"E é exactamente porque o sabemos e porque reconhecemos na família o maior e mas pedagógico sustentáculo da sociedade, que todos – por motivos religiosos ou humanitários – devemos dar-lhe o apoio social e a primazia legal que indubitavelmente merece. Educando familiarmente os mais novos, para que possam criar por sua vez boas famílias; dando às que se constituam as condições materiais e institucionais que as tornem mais sustentáveis e até apetecíveis; planificando a sociedade e o trabalho em função das famílias e da respectiva unidade, e não de modo meramente individual e disperso… Tanto a fazer, para contrariar, pela positiva, a pesada estatística de divórcios, uniões não institucionais, poucos nascimentos e pessoas sós.

...

4. Estamos em tempo de crise, mas sobretudo de sair dela. Não deixemos então que os mesmos factores individualistas ou economicistas que negativamente a provocaram prevaleçam agora, ainda que doutra maneira, sobre os factores familiares e personalistas que foram por demais esquecidos.

Há dois mil anos, Deus visitou-nos numa família, que Ele próprio formou para si e para nós: para que nascesse no mundo e o mundo renascesse n’Ele. Século após século, os seguidores de Cristo tentaram – com maior ou menor êxito e congruência, é certo, mas com inegável insistência – reforçar a família humana com qualidades que ainda mais a garantissem. Assim se dignificou a mulher, na complementaridade com o homem; assim se dignificaram mutuamente pais e filhos e se acompanharam os parentes idosos ou sós; assim se santificou para os crentes a própria instituição familiar. Voltar atrás em qualquer destes pontos seria uma tremenda tragédia civilizacional, com graves riscos para a solidariedade e a paz, que têm geralmente na família a sua primeira e indispensável pedagogia."

 

D. Manuel Clemente, ontem, homilia de Ano Novo


publicado por Victor Tavares Morais às 22:31 | comentar | partilhar