Crónicas da Renascença: Inshallah

 

Um ano depois, é tempo de fazer o balanço provisório da Primavera Árabe. No Egipto e na Tunísia, que lideraram a vaga revolucionária, caíram oligarquias corruptas e houve eleições livres, mas foram os partidos islamistas que as ganharam. Em Marrocos e na Arábia Saudita, vimos reformas constitucionais mínimas, mas o poder mantém-se firmemente nas mãos das dinastias reinantes. No Iémen, o ditador Saleh abdicou, mas o regime não dá mostras de abertura. Na Líbia, os revoltosos lincharam Kadhafi depois de uma guerra civil em que foram apoiados por Paris e Londres, mas já fizeram saber que a futura Constituição se vai inspirar na sharia. Na Síria e no Bahrain, os protestos continuam a ser afogados em sangue, embora os déspotas acossados tenham prometido eleições.

As boas notícias são que a Geração Facebook conseguiu uma vitória histórica: a de impor ao mundo árabe um princípio de legitimidade que não vem da vontade divina, da sucessão dinástica ou da força das armas, mas do voto popular. Seria ingénuo acreditarmos que isto é já a democracia, mas é uma mudança tão grande como a queda do Muro de Berlim. Mesmo que o Islão político, durante décadas reprimido no Magrebe e no Médio Oriente, se tenha adaptado melhor ao dominó democrático do que os movimentos seculares, a verdade é que se adaptou. Mesmo que a sua conversão ao pluralismo não seja inteiramente sincera, o seu modelo é agora a Turquia de Erdogan e não o Irão de Khomeini.

Nada nos garante que o regresso à tirania, sob a lei do Corão e não dos coronéis, esteja de todo afastado. Um teste decisivo será o respeito pelos direitos das mulheres, dos cristãos e de Israel, terreníssima trindade que pode revolucionar as sociedades árabes. Inshallah - assim Alá o permita.

publicado por Pedro Picoito às 09:13editado por Paulo Marcelo em 30/01/2012 às 10:44 | comentar | partilhar