lucklucky a 26 de Abril de 2012 às 14:00
O Chile consegue e chegou lá de livre vontade e iniciativa.
Portugal - e não só - não tem alternativa, já acabou a era de crescimento fácil(prédios e estradas) e a demografia não ajuda.
Quer seja via Troika ou não, irá lá parar inevitavelmente pela força das circunstâncias. A única diferença é se vai lá parar a mal ou a bem.
p D s a 26 de Abril de 2012 às 15:55
LuckyLucy,
apesar do teu nome, não me parece q vá ter muita sorte !!!
Podes até continuar a não querer ver...mas é obvio q nem Portugal, nem mesmo Espanha Italia França....lá conseguem chegar, pelo menos a curto/medio prazo!
Ôbviamente que se observarmos o Deserto do Sahara, lá o defict é zero...pois não há lá ninguem para "fazer despesa"...e se em teoria usares a comparação, então podes pensar que é possivel Portugal lá chegar...mas lá está, se ficar como o Deserto do Sahara...já não será Portugal !
Pensa nisto antes de disparares á toa !
É que o objectivo é chegar lá....mas com os Portugueses! é que não é muito facil mandalos pela janela ou eliminalos a todos, capixi ???
lucklucky a 27 de Abril de 2012 às 10:59
Então p D s Portugal só existe com défice de 4% e mais...A gastar o que nunca gastou. Será que Portugal existiu antes?
Já agora quem vai pagar a conta?
p D s a 27 de Abril de 2012 às 17:31
Sim , LuckieLuckiem Portugal existiu antes, sim!
Veja lá que até já dividiu o Mundo a meias com a Espanha....mas isso foi há muito tempo atrás, e acabou-se.
Mas tambem podemos perguntar: e Espanha existiu antes ? e a Italia existiu antes ? e Etc Etc existiram antes ?
Pois, é todos estes existiam e vão continuar, mas teem deficits acima dos 4%.
E lhe garanto: nenhum deles vai passar miraculosamente para os numeros magicos que agora se pretendem....sem que descubram petroleo ou ouro ou algo do genero!
Sabe uma coisa, o mundo mudou e evolui, pelo que para entende-lo é necessário perceber e acompanhar estas mudanças. Não serve de nada, ver que mudou, e agora escrever uma Lei a dizer, "amanhã quero o Mundo igual a ontem!", porque simplesmente o Mundo é mais forte que uma Lei.
Donde para mudar o Mundo, no caso o Pais é preciso mudar os habitos, as estruturas, etc etc.... e isso não se faz por escrever uma Lei! Isso faz-se com as Pessoas, com os Portugueses, de cima a baixo...e todos os dias, ao longo de muitos dias....!
claro que vai doer, e vão existir dificuldades, mas tem de ser gradual e PROGRESSIVO (tipo de PROGRESSO!).
Escrever uma lei, e carregar num interruptor...não muda nada! Para mudar e preciso : MUDANÇA ! e não Leis e interruptores!
Entretanto, olhe para Espanha, Italia, Grecia, França, Irlanda ...enfim e muitos outros....e explique-me lá em que medida os Portugueses são culpados dos incumprimentos e ratings em descida dos mesmos ???
pense nisso!
Ramos a 26 de Abril de 2012 às 23:26
Você é um excelente humorista. E muito ingénuo........
Renato a 27 de Abril de 2012 às 01:21
Ó meu amigo, o Estado chileno beneficia e muito das receitas fiscais das empresas de mineração, isto quando o cobre está em alta. É preciso que saiba do que está a falar. Quanto ao cumprimento dos objectivos do tratado, é óbvio que não vai cumprir e muitos poucos cumrpirão, se é que algum. Só há um que acredita, que é o luckiyuki, mais ninguém inclusive nos governos, comissão europeia e FMI. Mas tem de haver sempre crédulos neste mundo.
luckluck a 27 de Abril de 2012 às 18:31
O Estado Português beneficia muito das Ajudas Europeias, o Estado Português beneficia muito do Sol e Mar: Turismo.
Ou seja um Tio Rico e Matérias Primas.
A Venezuela por ex. tem Petróleo. E? Que é que a coisa tem que ver com uma boa gestão?
----------
Não entendem.
A matemática é muito simples se não baixar o défice para zero aumentarão os preços comparativamente.
Já hoje estamos a pagar mais inflação devido ás manigâncias do BCE a violar todas as regras.
A inflação hoje é maior que a subida de ordenados.
A questão para uma bolha de crédito - que não deu , não dá retorno é só uma: Quem paga a conta.
Não há volta a dar.
Nota Final: Vê-se mais uma nestes comentários como noutros blogs como a Sócrates teve muitos adeptos. Teve muitos adeptos porque a larga maioria concorda com o Centrismo Extremista deste Regime de Sócrates a Cavaco passando por Soares, PSD, CDS, PS.
Centrismo Extremista porque é extremo a Bancarrota, Porque é extremo o valor da Dívida.
E vocês todos concordam.
São extremistas.
Se fossem só extremistas ainda é como o outro. Os Amish também o são e não obrigam ninguém a ser como eles. Mas vocês arrogam-se do poder de endividar aqueles que o não querem. Cada Português deve mais de 20000 Euros em nome do Regime Extremista. Boa parte esteve de acordo, outra boa parte, certamente a grande maioria não tem consciência de que raio estamos a falar. Uma minoria não quiz e não tem maneira de ter outro Portugal, pois o poder total económico - ou numa expressão simples: Totalitarismo Económico sem um único limite Republicano ao seu poder domina numa suposta chamada III Republica.
antónio pedro pereira a 27 de Abril de 2012 às 20:21
Luckluck:
Vai uma apostinha que o senhor é reformado do Estado ou da Caixa Nacional de Pensões?
Para estar tão fanaticamente contra a despesa, só pode ser.
Há pessoas que têm uma grande lata.
O senhor está sempre a classificar os outros como burros, afirmando amiúde: «não percebem».
Mas somos nós que não percebemos ou quem não percebe é o senhor?
Não percebe onde está o busílis da questão que, mais do que na despesa, está na debilidade das economias do Ocidente que não conseguem competir com o Oriente no actual mundo globalizado, não gerando por isso receitas suficientes.
É capaz de nos explicar porque razão Alemanha:
- apesar de rigorosa nas contas já tem uma dívida crescente que já vai em 72% do PIB?
E isto quando quase não paga juros, pois está a financiar-se quase a custo zero porque os estrangeiros compram dívida alemã não para terem proventos mas como segurança.
- apesar de produtiva e bem organizada cresce apenas a 1,6%?
É evidente que gastar o que não se tem dá sempre mau resultado, mas pode ser-se sovina e estar-se endividado e esbanjador e não se ter dívidas: tudo depende das receitas de cada um destes dois casos-tipo.
Meta isso uma vez por todas na sua cabecinha dura.
P. S. E não goze connosco dizendo: «O Chile consegue e chegou lá de livre vontade e iniciativa».
Livre vontade debaixo de uma Ditadura feroz?
A Ditadura de Pinochet foi das mais violentas do último quartel do século XX, com um pesado rasto de morte, fome e corrupção (Pinochet desviou milhões de dólares para várias contas pessoais no estrangeiro, o que só se soube há pouco com a desclassificação de documentos do Congresso americano e com o maior acesso às informações bancárias que actualmente existe) e o senhor vem apresentar o criminoso e corrupto como exemplo.
Tenha vergonha na cara.