Democracia Liberal - A Política, o Justo e o Bem

livro-pf

 

Terminei recentemente de ler “Democracia Liberal - A Política, o Justo e o Bem”, interessante conjunto de ensaios de Pedro Rosa Ferro. Recomendo. São apenas 147 páginas, portanto, para ciência política, diria que é um livro ligeiro, mas rico de conteúdo e muito bem escrito.

 

João Carlos Espada desfaz-se em elogios no prefácio, como é normal em prefácios; chega a dizer que o autor é um gentleman: penso que é o elogio máximo no seu léxico… Mas, finda a leitura tenho de concordar com as suas observações: gostei da "erudição que nunca se torna pesada nem pretensiosa", e é verdade que o livro, sendo um conjunto de ensaios, "tem uma coerência interna que não escapará ao leitor".

 

Tem ainda dois equilíbrios bem conseguidos que gostaria de referir: por um lado, é feliz no modo como trata temas de actualidade política recuando na história das ideias e das nações, sem se perder; e, por outro, sabe conduzir o discurso de forma equidistante, imparcial, dialogante, para no final chegar a tomar posição, sem se ficar por diplomacias ideológicas. É o tipo de livro que pode ser lido com proveito mesmo por quem não concorda.

 

Deixo aqui apenas uma citação do livro, tirada de um divertido ensaio intitulado "Importa-se que fume? Liberdade, Razão e Tabaco". O autor confessa-se assim: "sou fumador, hábito de que não tenho especial orgulho ou vergonha. Não reclamo o 'direito de fumar'. Peço apenas a liberdade de o fazer (…). Palavras medidas, conceitos claros, serenidade. Pedro Ferro pode puxar do cigarro que nós ficamos, com gosto, à conversa com ele.

publicado por Pedro Gonçalves Rodrigues às 14:42 | partilhar