Batalha de Aljubarrota

 

Num tempo em que faltam exemplos, vale a pena a visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).

Os acontecimentos históricos em torno desta Batalha são, em si mesmos, um bom exemplo do que é o serviço à causa pátria. O exército castelhano (bem mais poderoso em efetivos e meios) foi exemplarmente derrotado e tal foi possível porque as elites políticas e militares souberam entender-se , porque houve liderança e porque foi definida uma estratégia.

 

A vida e obra de D. Nuno Álvares Pereira (que a Igreja em boa hora canonizou) é um testemunho de serviço. Foi o homem mais rico e poderoso do seu tempo. Nasceu nobre, foi militar e morreu como carmelita. Tudo doou para se entregar, totalmente, ao Serviço de Deus.

 

O CIBA é um bom exemplo do que é uma reconstituição histórica. Excelentes meios audiovisuais, guias bem preparados, rigor histórico, uma loja com artigos bem interessantes, espaço exterior com identificação da localização das tropas em combate, espaço lúdico para as crianças, cafetaria e ainda parque de merendas. Por vezes temos a mania de “ir lá fora” buscar exemplos. Neste caso “temos cá dentro”.

publicado por Vasco Mina às 23:14 | comentar | partilhar