Public Discourse

O Witherspoon Institute, recente think tank e centro de investigação localizado em Princeton, New Jersey, publica uma newsletter chamada Public Discourse que costumo receber por e-mail.

 

Os artigos versam sobre temas políticos, normalmente seguindo assuntos da actualidade mas aprofundando com alguma argumentação filosófica ou de ciência política. A linha é conservadora com algumas variantes, já que o painel de colaboradores é vasto. São mais extensos do que o que tipicamente lemos na Internet, mas sem exagerar. O tom por vezes é académico, mas não deixa de ser americano, portanto, explicam como quem quer ser entendido (ao contrário da academia europeia que frequentemente prefere manter uma certa obscuridade que insinue a sua superioridade intelectual).

 

Tenho lido lá grandes artigos que me renovam a esperança na possibilidade de um debate intelectual elevado sobre os temas mais difíceis. Exemplo disto, por vezes, são as polémicas (artigo, resposta ao artigo, resposta à resposta, ...) sempre com muito nível, respeito pelo adversário e atenção genuína aos argumentos opostos.

 

A Public Discourse interesserá especialmente a quem se interesse por política norte-americana, pois inclui muitas discussões sobre a sua constituição, os seus tribunais e leis; mas não se limita a isso e toca muitos temas relevantes e actuais no nosso país. E não esqueçamos que nós somos importadores diários de ideias e cultura americanas. E que os nossos media nos vão servir em breve doses generosas de eleições americanas...

publicado por Pedro Gonçalves Rodrigues às 11:35 | comentar | partilhar