Notáveis da Década

Nobel da Literatura - 2001
V. S. Naipaul
Os livros de Naipaul revelam histórias invisíveis, esquecidas, ocultadas pelos efeitos do curso da história.

Nobel da Paz -2002
Jimmy Carter
Nunca se reformou, sempre reconsiderou a sua posição face a novos condicionalismos históricos, sempre com o intuito de evitar conflitos internacionais e promover a democracia e direitos humanos.

Nobel da Literatura - 2003
Maxwell Coetzee
Céptico, escritor matemático, prosa sem artifícios, corajosa, que não evitou polémica ao revelar a violência pos-apartheid no livro «Desgraça».

Nobel da Paz - 2004
Wangari Maathai
Maathai nasceu no Quénia onde se notabilizou na defesa do ambiente com acções tão simples como plantar árvores. Professora universitária e defensora dos mais elementares direitos humanos esteve presa diversas vezes e planta árvores desde 1976.

Nobel da Paz - 2006
Muhammad Yunus
Provou que o acesso ao crédito pode transformar muitas vidas. Antes mesmo de avançar com programas de formação, transporte, registos, papéis, uma pequena quantia de dinheiro pode fazer a diferença. O micro-crédito permitiu a criação de pequenos de negócios em todo o mundo.

Nobel da Literatura - 2006
Orhan Pamuk
A busca da alma dos seus lugares conduziu ao encontro de novos símbolos, cruzamento de culturas e descrição dos contrastes entre Oriente e Ocidente.

Nobel da Economia – 2008
Paul Krugman
Quais os efeitos práticos da globalização e das economias de escala ? Krugman procurou uma resposta.

Nobel da Economia – 2009
Elinor Ostrom
Professora dedicada ao estudo da interacção entre pessoas e recursos naturais. Primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Economia.
publicado por Joana Alarcão às 23:43 | comentar | partilhar